segunda-feira, 10 de maio de 2010

Empregos verdes demandam qualificação profissional

Para se colocar no mercado, cursos técnicos ou de nível superior chegam para atender a demanda que, de acordo com profissionais da área, está começando a se expandir no Ceará


08 Mai 2010 - 16h11min

Empresas poluidoras vão precisar de profissionais que as adequem ao modo sustentável de produção(Foto: JOE KLAMAR /AFP)
Ao contrário do que parece, a maioria das vagas destinadas às ocupações verdes (ecologicamente corretas e sustentáveis), por enquanto, ainda não é ocupada por quem possui nível superior de escolaridade, conforme explica Paulo Sergio Muçouçah, coordenador da área de empregos verdes da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Mas ele explica que a qualificação é ainda necessária.

``Um cortador da cana-de-açúcar, utilizada na produção de energia renovável, possui um emprego verde e não precisa ter nível superior, desde que seja decente. Mas paralelo ao corte da cana existe um processo paralelo, por isso saber manejar máquinas agrícolas é importante``, exemplifica.

Para quem quer se capacitar nesta área, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece cursos voltados para a área ambiental, como o Técnico em Meio Ambiente, Produção Mais Limpa, e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. De acordo com Thomas Edson Torres, consultor e instrutor ambiental do Senai, o curso Técnico em Meio Ambiente é o mais completo, pois dá condições da pessoa atuar com planejamento ambiental, projetos ambientais, controle e monitoramento ambiental e sistema de gestão ambiental.

Já o curso de Produção Mais Limpa forma profissionais para atuarem dentro de empresas, visando redução de desperdício, otimizando matéria-prima, insumos e trazendo benefícios econômicos e ambientais.

``O mercado está começando a se expandir para essa área ambiental``, afirma Thomas. De acordo com ele, os projetos previstos para o Ceará, como a Refinaria e o possível estaleiro, que geram um impacto ambiental, devem demandar ainda mais profissionais.

A advogada Letícia Neves terminou o curso Técnico em Meio Ambiente, no Senai, mês passado e trabalha como voluntária em uma associação. Letícia, que possui pós-graduação em educação ambiental, afirma ter ficado muito satisfeita com o curso, que complementou seus conhecimentos.

``O curso valorizou muito pelas aulas de campo, muitas aulas práticas, que talvez nem fossem possíveis em uma universidade``, explica. Nascida no Rio Grande do Sul, a jovem afirma querer atuar na área de educação ambiental. ``No Rio Grande do Sul já existia há mais tempo essa cultura de reciclar lixo e aqui não. Quando cheguei aqui continuei com os mesmo hábitos, passando para os meus vizinhos a importância da coleta``, explica.

Eólicas
A geradora de energia Bons Ventos, que tem quatros parques eólicos no Ceará & um na Taíba, município de São Gonçalo do Amarante, e três em Aracati -, conta com 40 funcionários. De acordo com Luis Eduardo Barbosa, diretor presidente da empresa, muitos cargos são de nível superior, mas os operacionais, que monitoram e fazem os motores funcionarem, possuem formação técnica. Só para esse cargo, a empresa conta com 24 profissionais. Já os cargos de direção e gerencia são ocupados, em grande parte, por engenheiros.E para quem visa capacitação superior, os cursos de engenharia ambiental, telecomunicações e saneamento ambiental são opções. (Daiana Godoy. Especial para O POVO)
SERVIÇO
- Engenharia ambiental (Fanor)
Site: www.fanor.edu.br
Telefone: (85) 3052.4814

- Engenharia Ambiental e Engenharia de Telecomunicações (Unifor):
Site: www.unifor.br
Telefone: (85) 3477-3000

- Engenharia Ambiental e Saneamento Ambiental (IFCE)
Site: www.ifce.edu.br/
Telefone: (85) 3878.6300 e (85) 3307.3605

- Técnico em Meio Ambiente,
Produção Mais Limpa, Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Senai)
Site: www.senai-ce.org.br
Telefone: (85) 3421.5210
Fonte: http://opovo.uol.com.br/opovo/empregospopulares/981526.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário