segunda-feira, 10 de maio de 2010

Conheça a nova tendência do mercado: os empregos verdes

Trabalhar contribuindo com o meio ambiente é uma das tendências do mercado de hoje, com geração de empregos nos mais diversos setores e promessa de aumento da demanda nos próximos anos

Daiana Godoy
Especial para O POVO
daianagodoy@opovo.com.br

08 Mai 2010 - 16h11min

No Ceará, existem mil profissionais envolvidos nos parques eólicos(Foto: Deivyson Teixeira)
Atuar na produção de energias renováveis, agricultura orgânica, em atividades que contribuem na diminuição da emissão de gás carbônico e em educação são algumas das ocupações definidas como empregos verdes, que já totalizam em mais dois milhões no Brasil, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

No estudo Empregos verdes: rumo ao trabalho decente em um mundo sustentável, com baixas emissões de carbono, produzido pela órgão, define empregos verdes como ``postos de trabalho nos setores da agricultura, indústria, construção civil, instalação e manutenção, bem como em atividades científicas, técnicas, administrativas e de serviços que contribuem substancialmente para a preservação ou restauração da qualidade ambiental``.

Segundo Paulo Sergio Muçouçah, autor do estudo Empregos Verdes no Brasil: quantos são, onde estão e como evoluirão nos próximos anos, o Nordeste tem grande mercado para esses profissionais, como na produção de energia renovável, como o biocombustível, em usinas de cana de açúcar, e nos polos de energia eólica, como os que existem no Ceará. ``Especificamente relacionadas ao combate à seca, temos trabalho de construção de cisternas, construção de açudes, e o próprio projeto de transposição das águas do rio São Francisco``, detalha.

Para ele, os empregos verdes ``ajudam a proteger e restaurar ecossistemas e a biodiversidade; reduzem o consumo de energia, materiais e água por meio de estratégias de prevenção altamente eficazes; descarbonizam a economia; e minimizam ou evitam a geração de todas as formas de resíduos e poluição``.

Entre as diversas áreas em que se pode atuar neste ramo, Paulo cita também trabalho com manejo florestal, saneamento em geral, reciclagem de resíduos em geral, construção civil, arquitetura e destaca a área de telecomunicações. ``Apesar de ser uma profissão relativamente nova, telecomunicações geram um impacto muito forte, com o tele-atendimento, que evita o deslocamento das pessoas``.

Ele afirma que a tendência é que a cada ano o número de empregos aumente, e destaca a atividade de agricultura orgânica, que cresce 30% ao ano. Mas além de todas as contribuições para o meio ambiente, o emprego verde tem que ter a característica de emprego decente, ou seja, ter salários adequados, condições seguras de trabalho e direitos trabalhistas, inclusive o direito de se organizar em sindicatos.

E-MAIS

> De acordo com Pedro Perrelli, diretor executivo da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), no Ceará existem 1.000 profissionais envolvidos nos parques eólicos, desde as fases iniciais de instalação até as fases dos parques
em operação.

> As atividades que mais demandam profissionais são nas áreas da construção civil, montagens mecânicas, montagem elétrica, além da mão de obra especializada (montadores, soldadores, eletricistas) e técnica de grau médio.

NÚMEROS

2 milhões

É O NÚMERO DE EMPREGOS VERDES JÁ EXISTENTES NO PAÍS, SEGUNDO A OIT
Fonte: http://opovo.uol.com.br/opovo/empregospopulares/981524.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário