Foto: ©Eryoni
O senso comum diz que fazer atividades ao ar livre faz bem para a saúde. No entanto, até hoje não se sabia exatamente em que consiste esta relação ou de que forma o contato com o verde oferece benefícios.
Agora, um novo estudo da Universidade de Essex, na Inglaterra, começa a abordar estas questões. Ele conclui que a conexão com a natureza pode ser uma terapia infalível para melhorar a saúde mental.
Os resultados do estudo, publicado no começo de maio, indicam que atividades ao ar livre como caminhar, cuidar do jardim, andar de bicicleta ou passear por uma praça, para citar apenas algumas, podem melhorar o humor, a auto-estima e a saúde mental. E são necessários apenas cinco minutos destas atividades por dia.
Segundo artigo publicado no site da universidade, outros estudos de diferentes pesquisadores haviam confirmado que existem uma relação entre a natureza, fazer exercícios em áreas verdes e benefícios à saúde. Mas é a primeira vez que se pôde determinar quanto tempo é preciso passar junto à natureza para que se comece a notar a mudança: apenas cinco minutos.
A pesquisa foi realizada por Jo Barton e Jules Pretty, por meio de análises dos perfis de 1252 pessoas de diferentes idades, sexos e estados de saúde mental, compilados em dez estudos prévios feitos no Reino Unido. A conclusão: as atividades feitas ao ar livre, em espaços naturais, geravam melhoras na saúde física e mental dos entrevistados, e os benefícios eram ainda maiores se houvesse água nestes espaços.
Levando em conta esta informação, os pesquisadores sugerem que a conexão com a natureza deveria ser promovida pelo Estado, que os exercícios ao ar livre deveriam ser desenvolvidos com fins terapêuticos, que os edifícios e casas deveriam ser projetados para ampliar o acesso a espaços verdes e que as atividades ao ar livre deveriam ser incluídas na educação infantil.
"Acreditamos que haveria um grande benefício potencial para indivíduos, a sociedade e os custos do serviço de saúde se as pessoas se ‘auto-medicassem’ com mais exercícios verdes ", destacou Barton no Environmental Science & Technology Journal.
A solução prática para a população em geral? Uma caminhada de pelo menos cinco minutos em áreas verdes. Que tal experimentar durante uma semana para perceber as mudanças?
Fonte: http://blogs.discoverybrasil.com/descubra-o-verde/2010/05/cinco-minutos-de-verde-por-dia-podem-melhorar-a-sa%C3%BAde-mental.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário