quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cinzas vulcânicas ainda mantêm fechados 4 aeroportos na Espanha

Do G1, com agências internacionais

Fuerteventura também teve de ser fechado por conta da nuvem.
Sevilha foi reaberto, e aeroporto de Madri opera em capacidade plena.


O aeroporto de Fuerteventura teve de ser fechado nesta terça-feira (11) devido à nuvem de cinzas vulcânicas vinda da Islândia, somando-se aos de Málaga, Granada, Jerez e La Palma, segundo a autoridade espanhola de aviação Aena.

O terminal de Sevilha foi reaberto, e foram retiradas as restrições no espaço aéreo entre 20 mil e 35 mil pés, devolvendo ao aeroporto de Madri, em Barajas, sua plena capacidade.

A agência de supervisão aérea Eurocontrol havia alertado sobre um aumento da concentração de cinzas no patamar entre 0 e 20 mil pés na região do aeroporto de Fuerteventura. A agência europeia já havia alertado que a área afetada atravessaria previsivelmente a Península Ibéria e o sudeste da França na tarde desta terça-feira.

VC no G1: Foi afetado pelos atrasos? Envie sua foto, seu vídeo e seu relato

vulcaoImagem aérea tomada nesta terça-feira (11) mostra cinzas, fogo e fumaça que se erguem do vulcão da geleira. (Foto: AP)

Os aeroportos de Málaga e Federico García-Lorca de Granada-Jaén tiveram que fechar a partir das 17h30 locais, enquanto que os terminais de La Palma e Jerez permaneciam fechados desde a madrugada e os dois de Tenerife e La Gomera, assim como os de Badajoz e Sevilha, também afetados desde as primeiras horas, puderam reabrir horas depois, indicou a Aena.

A autoridade espanhola recomenda aos passageiros que entrem em contato com suas companhias aéreas ou com a Aena se têm de voar nas próximas horas.

O Eurocontrol disse que as áreas de grandes concentrações de cinzas em altitudes altas no meio do Atlântico Norte estavam dispersando, melhorando a situação dos voos transatlânticos.

agência de tráfico aéreo europeu já avisou na segunda-feira que as zonas de maior concentração das cinzas poderiam se mover desde o oceano Atlântico e voltar à Península Ibérica, ameaçando novos fechamentos do espaço aéreo de Espanha e Portugal.

Há semanas, a Europa enfrenta reiterados fechamentos do tráfego aéreo, desde que o vulcão em erupção sob a geleira Eyjafjallajokull, na Islândia, começou a lanças cinzas em abril.

menino
Menino descansa no saguão do aeroporto de Sevilha, na Espanha, nesta terça-feira (11), durante período do fechamento. (Foto: AP)

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/cinzas-vulcanicas-ainda-mantem-fechados-4-aeroportos-na-espanha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário