quinta-feira, 29 de março de 2012

Semana da Árvore incentiva a recuperação da mata ciliar

São 73 cidades do Ceará envolvidas na Semana da Árvore. A espécie homenageada nesta edição é o ipê-branco

Crateús Nesta semana, o Estado do Ceará comemora a Semana da Árvore, com o tema "Consciência ecológica. Mais do que uma ideia, uma atitude", promovida pelo Governo do Estado. Em todas as regiões, os Municípios realizam manifestações acerca da data. O objetivo da semana, que teve início na segunda-feira e segue até amanhã, é despertar a consciência da população em relação ao meio ambiente, e incentivar o reflorestamento das margens dos rios cearenses (mata ciliar).

Em fevereiro deste ano, o Grupo Edson Queiroz lançou a campanha "Plante uma árvore. Semeie esta ideia!", cujo objetivo é transformar Fortaleza numa capital mais arborizada. Desde então, diversas ações vêm sendo realizadas na cidade e também em outros Municípios do Ceará.

A Festa Anual da Árvore acontece simultaneamente em 73 cidades e, nesta edição, homenageia a árvore ipê-branco. Visita às margens do rio Maranguapinho e o plantio de mil mudas de plantas para o reflorestamento marcaram o início da semana da árvore em Fortaleza, aberta pelo governador Cid Gomes, pelo secretário das Cidades, Camilo Santana, e pelo presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa.

No Interior, a festa movimenta ambientalistas, estudantes, ONGs, secretarias de Meio Ambiente e população em geral. Em todas as localidades envolvidas, acontece distribuição de mudas e palestras sobre a tarefa de cada pessoa em preservar o meio em que vive, cuidando das plantas, da água, da terra e do ar.

Neste Município, várias ações foram realizadas, tanto na sede como na zona rural. Palestras, recolhimento de matérias recicláveis, distribuição de mudas, oficinas de reciclagem de papel, visitas a viveiros de plantas nas Escolas, entre outras atividades mobilizaram a comunidade em torno da conscientização sobre as questões ambientais.

Para o secretário de Meio Ambiente, Wanderley Marques, a comemoração chama a atenção para o cuidado com as espécies nativas da região. "Ao realizarmos essas ações, sensibilizamos as pessoas para a preservação das árvores, especialmente daquelas nativas da nossa região. Ao levar uma muda para casa, a pessoa se sente responsável pelo seu plantio e cuidado", acredita.

Mudas

Em torno de 500 mudas foram distribuídas no Município durante a Semana. Estudantes, jovens e adultos tiveram a oportunidade de conhecer plantas nativas e levar para casa mudas de aroeira, ypê, trapiá ou as frutíferas goiaba, cajá e caju, distribuídas nas praças públicas da cidade e na zona rural, nas localidades de Jardim e Tapuio, onde escolas já realizam projetos ambientais.

No Município de Tauá ocorreu a inauguração do escritório do Projeto Mata Branca, na Superintendência Municipal do Meio Ambiente (Supermata), além de visitas a projetos de sustentabilidade ambiental na Escola Francisca Cavalcante Fialho, no distrito de Barra Nova. Outra ação foi a entrega de equipamentos para o Centro de Apoio à Prevenção de Queimadas do Corpo de Bombeiros, também realizada na unidade do órgão em Crateús.

A bióloga Ivoneide Soares aplaudiu a ação do Governo do Estado. "É uma atividade que deve ser constante e, aqui no Ceará, deve ser incentivado o plantio de espécies nativas para as pessoas conhecerem e valorizarem", afirma.

O estudante Claudecir Justino, de 11 anos, diz que o evento propiciou aprendizado. "Aprendi nas palestras que as plantas da Caatinga são importantes para nós que vivemos aqui e para todo o planeta. Não devemos desmatar jamais", destaca.

No Município de Aurora foi realizado evento alusivo à data. Autoridades estaduais e municipais estiveram reunidas no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Leopoldina Gonçalves Quezado, no Bairro Araçá. A gestora ambiental do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Débora Freire, proferiu palestra sobre o tema da Semana.

Mais informações

Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) -
Rua Osvaldo Cruz, nº 2366,
Dionísio Torres, Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3101-1234

SILVÂNIA CLAUDINO
REPÓRTER
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1120449

Nenhum comentário:

Postar um comentário