sábado, 26 de março de 2011

Neozelandeses saem à frente da comunidade mundial na Hora do Planeta e vão além da hora

Nessa noite, os neozelandeses abriram o "evento de apagar as luzes pelo planeta", que se realiza em todo o mundo. Às 20h30min em seu horário local, eles fizeram o ato simbólico de desligar as luzes durante uma hora para demonstrar que seu compromisso com a proteção do planeta.

A umidade não conseguiu afetar o entusiasmo dos neozelandeses na Hora do Planeta e a população se uniu na hora do evento. Durante a Hora do Planeta, todos comemoraram: as famílias reunidas na cidade de Geraldine participaram de uma caminhada com lanternas, os moradores de Selwyn, reduziram as luzes durante um baile caipira, e os foliões se divertiram nas festas realizadas à luz nos cafés e bares de Napier.

Na capital da Nova Zelândia, a prefeita de Wellington, Celia Wade Brown, desligou as luzes do Observatório Carter para a Hora do Planeta. Em sua fala no evento, o diretor-executivo do WWF-Nova Zelândia, Chris Howe, salientou o poder coletivo do movimento global Hora do Planeta: "como membros de uma comunidade mundial, nossas pequenas ações podem fazer uma grande diferença e criar um futuro onde as pessoas vivam em harmonia com a natureza", afirmou.

Em Auckland, a torre Sky Tower teve suas luzes apagadas. Em Hamilton, os foliões enfrentaram os trovões e os raios para participar das festas sem luzes da Hora do Planeta nos bares e restaurantes. Em Alexandra, as pessoas foram ouvir música à luz de velas no Centennial Park (Parque Centenário).

Quando a Hora do Planeta chegou ao fim na Nova Zelândia, às 21h30min, nas ilhas Fiji chegou a hora de apagar as luzes e, assim, começou o efeito dominó dessa jornada ao redor do mundo. Um número recorde de territórios e países - 134 no total - está a postos para participar da Hora do Planeta, segundo o coordenador mundial dessa iniciativa, a Rede WWF. Este ano, o foco da campanha é o que vai acontecer quando as luzes voltarem.

"Este ano, a mensagem mundial da Hora do Planeta tem como foco inspirar as pessoas a se comprometerem pessoalmente em aumentar o momento da Hora do Planeta e ir além da hora", afirmou o líder da campanha de Mudanças Climáticas do WWF-Nova Zelândia, Lee Barry.

"Ao celebrar a Hora do Planeta, as pessoas assumem o compromisso de adotar ações em sua vida para proteger o nosso mundo - pode ser coisas como usar menos o carro até desligar as luzes quando elas não forem necessárias", acrescentou Lee Barry. "A Hora do Planeta nos mostra que quando nossas pequenas ações individuais para salvar o planeta alcançam uma escala mundial, elas podem fazer um mundaréu de diferença."

Várias promessas para ir além da hora foram feitas pelos neozelandeses - a prefeita de Hamilton, Julie Hardaker, assumiu o compromisso de comprar xícaras recicláveis para café para reduzir o lixo e o Misti NZ de Hamilton prometeu "transformar o quintal num oásis nativo para a vida silvestre".

Por meio do novo Fundo Comunitário Hora do Planeta, a Rede WWF apoiou cinco conselhos e comunidades da Nova Zelândia - Central Otago, Hastings, Selwyn, Tauranga, e Upper Hutt - na realização de eventos para engajar e inspirar as pessoas a adotarem ações coletivas em prol da vida sustentável. A população dessas regiões participaram esta noite e durante o dia inteiro de eventos da Hora do Planeta, entre eles um seminário aberto ao público sobre "Casas saudáveis, Bolsos Felizes" e uma aula na arte de compostagem em Alexandra, entre outras iniciativas para aprender a tornar mais leve o rastro humano no planeta.

"Os neozelandeses são grandes apoiadores da Hora do Planeta e uma grande parte de sua população tem participado do evento nos últimos três anos. É evidente que os Kiwis (como são chamados os neozelandeses) querem ações para enfrentar as mudanças climáticas e estão preparados para adotar iniciativas pessoais para fazer a sua parte", disse Lee Barry. Ela acrescentou que "o WWF tem o compromisso de assegurar que o governo também adote ações vigorosas contra as mudanças climáticas para fazer com que a vida sustentável se torne mais fácil para todos."

Foto: Moradores de Wellington acendem velas para a Hora do Planeta enquanto o evento global se inicia na Nova Zelândia. WWF/Erinn Piller

Fonte: http://horadoplaneta.org.br/leiamais.php?id_noticia=93

Nenhum comentário:

Postar um comentário